quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vestir Prada é Esquecer Valores Éticos e Morais?

Já assistiram ao filme "O Diabo Veste Prada"? Desejaria ter o cargo de Andrea Sachs por um ótimo salário, status e badalação? Agradeço a oferta, mas busco outros desafios...
O filme retrata a cruel vida de muitos profissionais, de lá tiro muitas passagens que me rendem ótimas reflexões. Mas vamos voltar os holofotes para a Secretária.
Particularmente me identifico muito com a personagem Andrea Sachs que no filme defende valores éticos e morais no trabalho, pois há 22 anos tenho função semelhante: Secretariar com amor, ética e transparência. Mas calma.... meu Diretor não veste Prada!

Não é fácil lidar com pessoas difíceis e o filme retrata essa realidade, e há na Secretária um Q de psicóloga e confidente. E isso não é dom de qualquer um. Secretariar no meu entender, não seria uma profissão, deveria ser considerada uma Arte.
A arte no dia-a-dia dessa profissão é saber contornar situações, achar meios (honestos!) para a solução de problemas e estar ciente que ao assessorar o Alto-Escalão, muitas vezes teremos ampla visão que o ambiente corporativo é mesmo animal e que só sobrevive (e se sobressai) aquele que sabe caçar. No filme, Andrea descobriu isso doando seu fígado aos pedacinhos.

Não vejo necessidade em tomar determinadas atitudes que alterem nossos valores éticos e morais para que nosso Executivo/Empresa obtenham vantagens. Afinal temos um Código de Ética a ser seguido. E somos o que somos em nossa essência! A saída é agir com inteligência e integridade.
Resumindo, precisamos vestir a capa profissional e saber que ao final do expediente é necessário despi-la. Por completo!
(by Cris Lima)

Um comentário:

  1. Não só assisti como tirei boas lições.
    muitos para agradar deixam de lado a sua identidade como a personagem, mas o importante é que no fim ela reconheceu que não era e não queria ser como a sua chefe: o próprio diabo em pessoa como todos a julgavam. que fazia e desfazia de todos ao seu bel prazer, mas no campo pessoal era uma infeliz.
    O sucesso é bom, mas será que vale os sacrifícios?
    Creio que nem sempre.
    Mas desejo que você continue tendo sucesso nessa ARTE que você escolheu.
    beijinho.

    ResponderExcluir


I got my name in lights with notcelebrity.co.uk