Manter seu Cliente é mais difícil que conquistá-lo.
Se ele tem um bom atendimento, ele volta e ainda divulga seu negócio. Mas o mau atendimento também faz o Cliente te divulgar com uma força avassaladora... negativamente! Um Cliente insatisfeito pode destruir sua imagem em tempo recorde.
Esqueça a máxima: "O Cliente tem sempre razão". O Cliente precisa ser tratado como se tivesse razão. Dessa maneira podemos entender sua necessidade e satisfazê-lo.
Treinamento constante, conduta e educação garantem um bom atendimento. A seguir, algumas dicas básicas que nunca podem ser esquecidas:
- Personalize: não use texto decorado e sem emoção. Seja autêntico, tenha olhar sincero e sorriso nos lábios;
- Tenha conhecimento de seu produto ou serviço. O Cliente pode lhe fazer perguntas, esteja preparado;
- Bom Humor: seu mundo pode estar despencando à sua volta, mas é necessário manter o controle emocional;
- Evite os gerúndios "Vou estar passando/ Vou estar verificando & Cia";
- Jamais use de intimidades "Meu amor/ querida/ meu bem". E não toque no Cliente. Tapinhas e cutucões não são bem vindos;
- Nunca faça reclamações e comentários maldosos, não é isso que o cliente foi buscar.
Se o atendimento for bom, tens 30% de chance de ser bem lembrado no mercado. Mas se o atendimento tiver alguma falha os outros 70% serão de seus concorrentes.
(by Cris Lima)
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