terça-feira, 24 de agosto de 2010

O papel do Líder diante dos erros



No post anterior falei sobre cometer erros. Vamos pensar.... e quando o erro é de seu Colaborador? Qual a correta atitude do Líder?
  • Trabalhe o fato sem comprometer a imagem da pessoa. Você pode abordar a falha de maneira impessoal e consistente: "Foi cometido um erro/ Grandes profissionais também erraram/ Podemos corrigi-lo da seguinte forma..."

  • Jamais use palavras e termos que possam denigrir seu funcionário. Esqueça "Falta de competencia/ Isso foi irresponsabilidade sua/ etc..."
  • Seja claro e específico sobre a solução a ser tomada. Explique o que precisa ser melhorado e as formas de proceder corretamente.

    Veja o momento e o lugar certo de abordar a crítica. Nunca o faça próximo do horário do almoço, saída ou final de sexta feira. E nem pense em chamar a atenção em público. Escolha um local reservado.

    Mau humor jamais!!! Se você está naquele "dia de cão" esqueça!


Se você foi claro e objetivo ao abordar o erro cometido, não precisará repetir as críticas. Acompanhe o desenvolvimento do funcionário e esteja próximo para esclarecer as dúvidas.


O bom líder é aquele que oferece segurança à sua equipe, seja para suportar os erros ou exaltar os acertos.

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