Ontem recebi vários parabéns pelo Dia do Administrador. Alguns me questionaram: se sou secretária, gestora ou consultora, então por que parabéns pelo Administrador? Explico:
Toda secretária administra o dia com inúmeros assuntos de seu executivo (ponto pra mim). E para ser uma gestora/consultora, precisei cursar alguma área específica da administração (mais um ponto).
Sou secretária por afinidade, paixão, realização. Ao incentivar alguém que me pergunta sobre a profissão, digo que é preciso em primeiro lugar, identificação. E conto que desde pequena trazia traços de que seria secretária. Meus dias de infância se resumia a ler figuras, rabiscar muito e falar ao telefone imaginário.
Mas hoje não basta ser apenas "secretária". A concorrência no mercado de trabalho está cada vez maior e para se destacar quando entramos na dança das cadeiras, temos que ser polivalente, se adaptar às circunstâncias e atender as novas necessidades. E isso cabe a qualquer profissional.
Observando esse cenário, era preciso uma reciclagem, uma especialização, agregar novos conhecimentos na área secretarial. A melhor alternativa foi um curso de tecnologia em gestão comercial e um MBA em gestão de negócios, aprimorando a visão administrativa e ampliando o leque de oportunidades de trabalho sem abrir mão da paixão em ser Secretária.
Óbvio que aumentaram as responsabilidades e o grau de confiança de meu Executivo em delegar novas experiências. Alguém pode me perguntar se os ganhos também aumentam, pois a maioria das pessoas focam o retorno financeiro. E eu respondo:
"Sim, quando executo um trabalho que me causa grande satisfação, já estou ganhando em qualidade. Porque amo o que faço, seja na pele de secretária ou de administradora"
Nenhum comentário:
Postar um comentário