É comum no mundo corporativo ouvir falar sobre ter “conhecimento”. Mas o que é ter conhecimento sem sabedoria, sabedoria sem informação, informação sem conhecimento?
A informação está inerente ao ser humano ininterruptamente. Ela é adquirida pelos cinco sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar), leitura, internet, TV, palestras, conversa entre amigos, sonhos, etc.
Conhecimento é o conjunto de informações adquiridas diariamente e processadas mais apuradamente. Várias informações sobre um assunto levam ao conhecimento mais profundo.
Sabedoria é o conhecimento analisado juntamente com crenças e valores. Em outras palavras, sabedoria não é somente ser detentor do conhecimento, mas aplicar o conhecimento de forma racional, respeitando crenças, valores éticos e morais. Sabedoria é a vivência, a prática do conhecimento.
De nada vale ter sabedoria e não saber aplicá-lo adequadamente no dia-a-dia. É preciso ter o conhecimento para fazer uso da sabedoria.
Sua empresa receberá um grupo de estrangeiros e você por algumas vezes terá contato com eles. Para não fazer feio, você vai atrás de informações sobre o grupo: origem, cultura, costumes, economia do país, pontos turísticos, fatos relevantes noticiados na mídia, etc. Com todo esse conhecimento específico, é hora de transformar sabedoria em prática. De nada adiantará todo o conhecimento se numa recepção você cumprimentar um executivo japonês com um caloroso abraço. Foi-se embora todo o conjunto de informações -> conhecimento -> sabedoria.
O simples exemplo nos mostra que nem todo conhecedor é sábio e toda sabedoria não vale nada se não for vivenciada.
Seja informado, aumente seu conhecimento e divida a sabedoria multiplicada.
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