Anos atrás em uma entrevista de emprego pediram que eu citasse 3 qualidades e 3 defeitos meus.
Tão difícil quanto falar de qualidades é falar de nossos defeitos, expor publicamente o que nem nós admitimos. Se por um lado o candidato não quer parecer arrogante citando seus mais altos valores, também não vai querer escancarar seus defeitos correndo o risco de que estes coloquem a perder a chance da vaga.
Percebo que as pessoas tem grande facilidade em manchar sua própria imagem, se auto-denigrir achando que essa atitude pode espelhar sinônimo de humildade ao falar de si. A mente estabelece que falar das qualidades é o mesmo que afirmar "eu posso/ eu faço/ eu sou/ eu aconteço" e decepcionar ao ter que provar isso mais tarde.
Como lidar com esse tipo de pergunta nas entrevistas sendo objetivo em ambos os lados?
Aceite os fatos:todos temos defeitos e qualidades em proporções diferentes aos olhos de quem nos examina e de quem nos conhece. O que pode ser defeito para um, pode ser visto como qualidade sob a ótica do outro e vice versa.
Então, cite suas qualidades sem medo da auto-promoção e assuma que seus defeitos são desafios no processo de melhora contínua. A sinceridade e a segurança do seu reconhecimento também remetem à qualidade da transparência do indivíduo e pode funcionar como critério de desempate.
O importante é deixar claro em suas respostas que está disposto a vencer suas imperfeições.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário