terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Relacionamento com os Clientes nas Redes Sociais





Um novo canal de comunicação surge em favor das empresas que querem divulgar seus produtos e serviços, estreitar e conhecer melhor o perfil do Consumidor: são as Redes Sociais. As mais procuradas são Twitter, Facebook, YouTube e Orkut.
Meses atrás comprei um celular dual chip da marca LG, a qual sou fiel consumidora. Em 40 dias de tentativa de uso, o aparelho apresentou defeitos diferentes, vivendo mais na assistência técnica do que comigo. Insatisfeita até mesmo com a Autorizada que me atendia, apelei para o Twitter e postei minha indignação. Em menos de duas horas, o canal da LG já estava me seguindo e mandando mensagem privada no intuito de resolver meu problema. Gamei na abordagem!!! E quem não se lembra do caso do consumidor que fez um vídeo reclamando de um refrigerador e postou na rede mundial?
Empresas que trabalham a favor da satisfação do Consumidor estão investindo em novos canais de comunicação, a fim de fortalecer sua marca no processo pós-venda. Não basta criar uma conta nas redes, as empresas precisam estar dispostas a ouvir o que o Consumidor tem a dizer, seja positivo ou negativo, e ter uma equipe capacitada para solucionar problemas. Tudo o que é postado, ganha conhecimento público podendo arranhar uma marca ou colocá-la em evidência.
É preciso mudar a mentalidade no marketing e na comunicação e acompanhar a evolução. O Consumidor não se contenta mais em abrir e-mails e somente receber newsletter, ele quer atenção à sua opinião, quer suas dúvidas respondidas e problemas solucionados em tempo real.
Rede social não é pra qualquer empresa. É para o empreendedor que conta com a opinião e a expectativa do Consumidor para melhorar seu produto ou serviço e fortalecer sua marca.

Um comentário:


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