Tenho acompanhado essa semana uma série de reportagens sobre Qualificação Profissional. Não é novidade que o mercado de trabalho tem vagas sobrando e faltam pessoas qualificadas, mas o que me chamou a atenção foi outro fato.
Alguém tinha conhecimento que SOBRAM vagas no Senai e nas universidades? E gratuitas? Nem eu...
Desde vagas para tecnologia em panificação, engenharia de petróleo, análise de sistemas e outros.
Diga-se de passagem que vários fatores contribuem para essas vagas sobrarem: abertura descontrolada de universidades particulares, falta de planejamento e o baixo nível dos candidatos são alguns, conforme a reportagem da Globo. Bom, num país onde se escreve Encomodado/ Simplismente/ Concerteza e outras pérolas, justifica-se o fato.
Costumo enxergar o problema pelo outro lado, espetando o que ninguém quer ver. E fiquei pensando: o que é se qualificar? Conheço pessoas com alto nível cultural e profissional, mas um zero à esquerda em outros quesitos de qualificação social, comprometendo o convívio até com sua sombra. Tem aqueles que acham que a vida não lhe deu chances, por isso continua batendo carimbo há 20 anos na mesma empresa, afinal agora já está pra se aposentar. E não pode faltar o tipo que coloca dificuldade em tudo quando alguém sugere estudar.
Acredito que Qualificação está além da formação e habilidade profissional. Está na vontade de se tornar uma pessoa especialista no que faz sem esquecer o que te trouxe até aqui. Se você é um expert em cálculos, que venha acompanhado da humildade de ensinar ao próximo aquilo que te rende elogios.
Qualifique-se. Busque conhecimento. Interaja com outras pessoas. Compartilhe experiencias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário