quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Funcionário Mimimi



Quem ainda não teve um Funcionário Mimimi???


Funcionário Mimimi é aquele que acha que a empresa toda conspira contra ele. É aquele que em qualquer responsabilidade maior que lhe é imputada, já acha que estão querendo testar seus nervos mas ele jura que não vai ceder. E quando precisa ser chamado a atenção, se sente injustiçado.

Tem o Funcionário Mimimi que é conhecido de toda a rede credenciada do plano de saúde. Se vc precisar dele para uma tarefa num dia específico, ele tem médico, tomografia, ressonância magnética. Mas no dia do churrasco ele tá lá firme e forte de lata na mão e nem lembra do colesterol alto.

Ah, o Funcionário Mimimi que passa o dia na empresa para resolver seus "negócios particulares". Estes vão desde a contratação do seguro do carro adquirido aos telefonemas da família. Primos pedindo a casa da praia emprestada, irmãos cobrando dívida, a tia que está chegando de viagem e espera alguém ir buscá-la na rodoviária, a filha que não foi à escola, a mãe que liga pra saber o que precisa comprar na feira, o cônjuge que esqueceu de perguntar alguma coisa na hora do café, e por aí vai... Se rastrear o ramal do folgado verá que a empresa trabalha para ele.


O melhor amigo do Funcionário Mimimi é o Nhénhénhém (não há diferença alguma entre eles). Este vive no computador. Lê o horóscopo, as notícias policiais, o resumo da novela, verifica as novas fotos do casamento da amiga no Orkut, vai pro Facebook e cumprimenta todos os 516 amigos, acessa o Twitter e faz desse um MSN (que também está lá com 8 janelas de conversa piscando). Ainda bem que o jogo Paciência não precisa de internet!!!


A empresa até é liberal com a internet, mas o Nhénhénhém em questão adora abusar e passa o dia visitando sites de compra coletiva, as novidades das unhas decoradas e o que há de novo em sonorização pra carros.

Toda empresa tem um ou vários Funcionários Mimimis. E não é tão difícil de lidar com eles. A arte de saber contornar esses estrelismos está na mão da Liderança que deve deixar claro os limites, definir as regras e continuar cobrando resultados.

E no fim das contas, se não há como conviver com os Mimimis que sua empresa tem, troque-os. Logo haverá outros tipos e espero que Vc venha me contar as características dos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


I got my name in lights with notcelebrity.co.uk