sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Três Palavrinhas e um Exemplo


Essa semana foi de muita emoção: a formatura do meu filho na faculdade. O guri aos 19 anos, já é um Tecnólogo em Comunicação Digital e Computação Gráfica.

Tudo muito lindo, mas as palavras de uma das professoras marcou demais. Seu discurso citou três palavras que devemos ter no trabalho e contou um fato que é um exemplo de vida a todos nós. Em síntese, segue as palavras da Profª Gisele:


"...Nunca deixem de ter:



  • Entusiasmo - vem do grego e significa "sopro divino". Em nosso trabalho, ter entusiamo é acreditar na força interior de transformar o ambiente à nossa volta. Ter entusiasmo é fazer as coisas acontecer e ser capaz de vencer desafios. É ter alegria em tudo que se faz, mesmo quando não fazemos aquilo que gostamos. O entusiasmo lhe dá uma visão positiva sobre as coisas e sobre as pessoas.


  • Determinação - No dicionário é definição, decisão. Mas ter determinação significa saber onde você quer chegar, saber o que pretende. Quem fala "quero chegar lá" precisa saber onde é lá. Quando sabemos onde queremos chegar, a determinação encurta o caminho, pois sabemos onde vamos. O é diferente para cada pessoa, cada um tem o seu . Falar quero chegar lá é muito vago quando não se sabe o que quer. Portanto, trilhe seu caminho com determinação.


  • Leveza - Muitas profissões tem como característica o imediatismo, o desespero e a seriedade extrema. Como profissional, seja de qualquer área, adote a leveza no seu dia-a-dia. Ter leveza inclui ser amável, bem humorado e criativo. A leveza não custa e não atrapalha nas responsabilidades laborais, favorece o crescimento individual, contribui para um ambiente prazeroso, aumenta a satisfação e a produtividade.

Quanto ao exemplo, peço que nunca se acomodem. Após 14 anos de minha formação acadêmica, estou me afastando das aulas porque não me atualizei. Vocês são a minha última e melhor turma, estou voltando aos estudos fazendo mestrado para continuar a lecionar daqui a dois anos. Então, nunca parem de estudar. O estudo contínuo e a especialização mantém vocês sempre à frente no mercado de trabalho..." (Profª Gisele - Unip Paulista).


Sempre é tempo de aprender e agregar coisas boas à nossa vida. As palavras da Profª Gisele serviram como reflexão para avaliar a minha postura profissional. E para meu filho, que as três palavrinhas e o exemplo, sirvam de alicerce na construção do seu futuro profissional.


Tenham entusiasmo, determinação e leveza. E sempre é tempo para reciclar nossos conhecimentos.


Abraços da mãe de um Tecnólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


I got my name in lights with notcelebrity.co.uk